Overblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog




1896


"Na tarde do dia 27 de Maio de 1896 passou na Pocariça, em direcção aos Covões, um formidavel ciclone, acompanhado de chuva torrencial e de granizo, que, sobretudo entre as Arrotas e a Fonte-Errada, causou enormes estragos nos milharais, vinhas e olivedos.

As chamadas Hortas da Pocariça, onde a agua chegou a atingir uma altura muito superior a um metro, estiveram durante largos dias inundadas.

Em frente delas esteve interrompido o trânsito na estrada dos Covões, que também ficou coberta de agua durante algumas horas.

Foi derrubado um muro que separava uma das Hortas do terreno baldio adjacente à estrada e algumas vinhas ficaram em tal estado que so passados dois anos puderam readquirir o seu antigo vigor. Oito dias passados, ainda se via muito granizo por derreter."


1939

"Também na tarde de 3 de Junho do corrente ano (1939) se desencadeou sobre Pocariça uma trovoada, como não havia memoria de outra igual.

A chuva torrencial que caiu, foi em tal quantidade que em poucos minutos ficaram completamente cobertas de agua a Praça do Comércio e as ruas de Santo Antonio e do Sara, e inundadas muitas casa de habitaçã.

O mesmo sucedeu às Hortas , em que a agua atingiu rapidamente uma altura tal que chegou à estrada, cobrindo-a por forma a impedir o trânsito. Muitos foram os prejuizos causados por tão grande trovoada, sobretudo na Praça e nas ruas, cujas calçadas ficaram sem saibro algum, oferecendo grande incomodo a quem por elas tinha de passar. Na memoria das pessoas mais idosas da terra foram estas as duas trovoadas que mais prejuizos causaram."



Fonte :
 - V. de Sa FRAGOSO. A freguesia da Pocariça do Concelho de Cantanhede - Apontamentos para a sua Historia. 1939 (réed. 1997) pp235-236.
Tag(s) : #Cantanhede, #Cantanhede : Eventos, #Pocariça
Partager cet article
Repost0
Pour être informé des derniers articles, inscrivez vous :